Hernia De Disco Lombar

O que é hérnia de disco?

O termo ‘’hérnia’’ é utilizado para descrever qualquer tecido que se desloca do seu local de origem para outro lugar. Entre as vértebras estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra, além de amortecer o impacto.

Imagem-interna-Hernia-de-disco-lombar-Diogo-Noronha
Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que saem da coluna.

O problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e suportar mais carga. Como consequência desse processo, a pessoa passa a sentir fortes dores nas costas, que podem impedir a realização até mesmo de atividades simples e que exijam o mínimo de esforço.

Quais são os sintomas da doença?

De modo geral, o sintoma mais recorrente em quem sofre de hérnia de disco é a dor intensa na coluna, mas especificamente no local em e que o disco se rompeu. A dor também pode irradiar para outras regiões do corpo como braços e pernas.

Há casos em que a pessoa também sente ardência, dormência e formigamento. Nos quadros avançados, a dor pode vir acompanhada de perda de força e até alteração nos esfíncteres, o que leva à dificuldade para segurar a urina ou a evacuação.

Como é feito o diagnóstico do problema?

Para fazer o diagnóstico da hérnia de disco, o primeiro passo é a consulta médica. A partir disto, a anamnese e exame físico vão apontar a necessidade ou não de exames de imagem. A ressonância magnética é um exame muito útil no diagnóstico da hérnia, mensuração da mesma e escolha do melhor tratamento.

Como tratar a hérnia de disco?

O tratamento da hérnia de disco depende do quadro em que o paciente está. Nas situações mais leves, é indicado que a pessoa evite o repouso absoluto, mesmo em dias de crise, já que isso pode aumentar a dor. Geralmente, o médico também prescreve medicamentos para reduzir a dor, como analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares.

A fisioterapia também é uma grande aliada de quem sofre com essa patologia, já que ela contribui para a melhora da contratura — processo no qual o músculo não volta para o lugar após se movimentar. Em situações mais graves, a opção é o tratamento cirúrgico. Temos um vasto arsenal de opções, desde a infiltração, passando pelas descompressões até as artrodeses.

Mínima invasão, máximo alívio:
Tratamento da dor via infiltração

A infiltração para tratamento da dor é uma técnica minimamente invasiva que alivia o desconforto ao administrar medicamentos diretamente na área afetada, reduzindo inflamações e interrompendo os sinais de dor.

Dr. Diogo Noronha

CRM 521009095
RQE: 50489

Com dez anos de experiência em ortopedia, o Dr. Diogo Noronha oferece cuidados ortopédicos excepcionais em seu novo consultório. Graduado pela UFRJ e com especialização em cirurgia da coluna pelo INTO, sua trajetória reflete um comprometimento notável com a excelência médica. Sua abordagem compassiva, aliada à vasta experiência acadêmica e prática, proporciona aos pacientes uma jornada de recuperação personalizada.

Cuide da sua saúde!

Você merece o cuidado personalizado do Dr. Diogo Noronha. Sua coluna em boas mãos.

Siga o Dr. Diogo
no Instagram

e descubra o mundo da ortopedia em doses de conhecimento!

Instagram Dr. Diogo Noronha