Cirurgia Minimamente Invasiva
É uma cirurgia possível pelo avanço da tecnologia que permitiu cortes mínimos para se alcançar a área a ser operada. Em alguns casos conseguimos até realizar o procedimento sem cortes.
![Lombalgia Imagem-interna-Cirurgia-Mininamente-Invasiva-Diogo-Noronha](https://drdiogonoronha.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Imagem-interna-Cirurgia-Mininamente-Invasiva-Diogo-Noronha.jpg)
Com o avanço da medicina, os procedimentos minimamente invasivos apresentam cada vez menos riscos de complicações no intra-operatório e pós-operatório. Assim, o paciente tem a opção de ser submetido a um procedimento seguro e preciso, ainda mais quando se fala em uma cirurgia na coluna, onde temos uma série de estruturas nobres e ricamente inervadas.
Com os investimentos e avanço da tecnologia na área da medicina, a cirurgia minimamente invasiva da coluna apresenta vários métodos disponíveis para as mais variadas patologias.
As principais cirurgias minimamente invasivas da coluna são: endoscopia da coluna, infiltração ou bloqueio na coluna, procedimentos tubulares e a cifoplastia.
Primeiramente, vamos falar um pouco sobre a endoscopia da coluna.
Historicamente a endoscopia iniciou na área da gastroenterologia para a realização de exames e procedimentos guiados por vídeo.
Na coluna vertebral, a endoscopia é uma nova tecnologia e tem sido aplicada para tratamentos de diferentes patologias na região. Tem sido indicada principalmente para a descompressão de hérnias de disco e estenose da coluna vertebral (compressão óssea dos nervos).
Consiste na introdução de uma cânula através de uma incisão mínima de 8 mm por onde é introduzido um pequeno endoscópio de tecnologia avançada com uma microcâmera de alta resolução em sua ponta.
Através dessa ótica microcirúrgica as imagens são aumentadas em até 10 vezes e as estruturas internas são visualizadas por vídeo com alta precisão, possibilitando a execução da cirurgia minimamente invasiva da coluna.
Essa técnica contribui também para a realização de exames com análises e diagnósticos mais precisos.
Outro procedimento menos invasivo é a infiltração ou bloqueio na coluna.
Realizada sem cortes, com a introdução de agulhas e aplicação de medicamentos diretamente nos pontos específicos da coluna, agindo principalmente nas dores e inflamações.
A cirurgia tubular também faz parte do arsenal das cirurgias minimamente invasivas da coluna.
Ela permite realizar procedimentos de descompressão e até artrodese da coluna, semelhantes a cirurgia convencional, porém através de pequenos dilatadores e tubos, evitando grandes incisões e dissecções.
Finalmente, uma importante cirurgia minimamente invasiva é a cifoplastia da coluna, muito utilizada para o tratamento de fraturas ósseas causadas pela osteoporose ou tumores.
Tem por finalidade, diminuir a dor e restaurar a fratura com a introdução de um balão através de um corte de menos de um centímetro.
Esse pequeno balão é inflado dentro da vértebra para criar uma cavidade e um vácuo, onde é introduzido um cimento ósseo para restaurar a estabilidade e a altura da vértebra. Após o procedimento, o balão é retirado.
A maioria dessas cirurgias minimamente invasivas da coluna dura em torno de 60 a 90 minutos.
A alta hospitalar para os tratamentos menos invasivos geralmente ocorre no mesmo dia ou no dia seguinte.
Mínima invasão, máximo alívio:
Tratamento da dor via infiltração
Dr. Diogo Noronha
CRM 521009095
RQE: 50489
Com dez anos de experiência em ortopedia, o Dr. Diogo Noronha oferece cuidados ortopédicos excepcionais em seu novo consultório. Graduado pela UFRJ e com especialização em cirurgia da coluna pelo INTO, sua trajetória reflete um comprometimento notável com a excelência médica. Sua abordagem compassiva, aliada à vasta experiência acadêmica e prática, proporciona aos pacientes uma jornada de recuperação personalizada.
Cuide da sua saúde!
Siga o Dr. Diogo
no Instagram
e descubra o mundo da ortopedia em doses de conhecimento!
![Instagram Dr. Diogo Noronha](https://drdiogonoronha.com.br/wp-content/uploads/2024/01/diogo-noronha-destaque-instagram-1.png)